quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Bancos poderão ter domínio próprio do setor na Web

SÃO PAULO (Reuters) - Os bancos que operam no Brasil interessados em aumentar a segurança de clientes que fazem transações pela Internet podem utilizar um endereço para suas páginas criado exclusivamente para isolar o setor do restante de sites comerciais da Web terminados com o famoso sufixo "com.br".

O domínio "b.br" começou a funcionar nesta quarta-feira voltado apenas para instituições financeiras, informou o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade encarregada pela implementação de decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Por ser exclusivo a endereços de bancos como www.banco.b.br, o novo sufixo deve aumentar a segurança de internautas, afirmou o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, em comunicado.

"Algumas da fraudes costumeiras e que preocupam os usuários ficarão impossibilitadas no b.br. Por exemplo, um site que tenha nome terminado em b.br será, certamente, um banco."

A confirmação dos registros dos endereços somente será feita após análise do NIC.br para assegurar a segurança do domínio.

O novo sufixo exige ainda adoção do protocolo de segurança DNSSEC, que torna mais difícil a clonagem de endereços por falsificadores de sites que capturam dados pessoais digitados inadvertidamente por internautas usuários de serviços de banco online, informou o NIC.br.

Procurada, a assessoria de imprensa do NIC.br não soube informar imediatamente se alguma instituição bancária já manifestou interesse no novo domínio.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário: